Orientações gerais para Educação Infantil

Durante o período de suspensão das aulas em razão do isolamento social motivado pela pandemia de Covid-19, o Sistema de Ensino Poliedro apresentará uma série de atividades para dar prosseguimento à aprendizagem da criança.

Com propostas diárias, a família terá papel fundamental no desenvolvimento dessas atividades, que têm o objetivo de auxiliar a criança a manter o vínculo com a escola, trazendo à memória dela a rotina de estudos e a realização de brincadeiras, desenhos e momentos de conversa.

Mas como educar a criança em casa? Conheça, a seguir, alguns instrumentos úteis ao processo de Home School na Educação Infantil.



Rotina e comprometimento

A família é a primeira instituição em que a criança se reconhece. A segunda, na maioria das vezes, é a escola. Para que haja um processo harmônico de desenvolvimento e aprendizagem da criança, é necessário que essas duas instituições, ou seja, que os adultos que convivem com ela tenham atitudes concretas nesse processo, como apoio, rotina, presença e atenção. Assim, a criança se sentirá acolhida, cuidada e respeitada.

Na escola, é comum os professores explicarem à criança como será seu dia a dia. Além disso, faz parte da rotina estabelecer combinados com ela, para que mantenha uma boa convivência com os colegas e siga as regras definidas em conjunto. Da mesma maneira, neste momento, a família deverá estabelecer uma rotina de estudos, com tempo e espaço predeterminados, de modo a oferecer segurança à criança, e com combinados que deem suporte a ela. Para que a criança evolua em seu aprendizado, a organização e o comprometimento da família são essenciais e podem estreitar ainda mais os laços de afeto e respeito em casa. Sendo assim, converse com a criança e explique a ela que os momentos educativos farão novamente parte do seu dia a dia.

No que se refere à criança de 2 anos, considere que ela descobre o mundo explorando o meio que a rodeia – neste momento, é a própria casa. As descobertas que ela faz durante essa exploração são fundamentais para sua construção social, intelectual, cognitiva e afetiva. Por isso, privilegie situações em que ela possa desenvolver a oralidade, a escuta e o contato com pessoas e objetos. Crie, como parte da rotina, momentos de leitura de histórias e de prática de jogos e brincadeiras em família. Dessa forma, você a ajudará a construir mais pontes de conhecimento, deixando que ela revele seu sentir e seu olhar singular por meio dessas práticas.



Atenção e reconhecimento

Para incentivar a criança nesse processo de descobertas, elogie-a durante as interações que estabelece com o outro e com os diferentes materiais, dando a ela a atenção necessária e o reconhecimento esperado.

Considere esses dias em casa uma oportunidade de formar um futuro adulto justo, amoroso, colaborativo e crítico, pois certamente é na Educação Infantil que essa formação se inicia.



Suporte

Para colocar essas dicas em prática, serão disponibilizadas a cada semana atividades direcionadas ao estudo com a criança em casa. Utilize os recursos disponíveis no espaço doméstico e incentive-a a nele brincar e a explorá-lo. Os resultados irão surpreendê-lo!



Desejamos um bom trabalho em casa!

A editora.