Durante o período de suspensão das aulas em razão do isolamento social motivado pela pandemia de Covid-19, o Sistema de Ensino Poliedro apresentará uma série de atividades para dar prosseguimento à aprendizagem da criança.
Com propostas diárias, a família terá papel fundamental no desenvolvimento dessas atividades, que têm o objetivo de auxiliar a criança a manter o vínculo com a escola, trazendo à memória dela a rotina de estudos e a realização de brincadeiras, desenhos e momentos de conversa.
Mas como educar a criança em casa? Conheça, a seguir, alguns instrumentos úteis ao processo de Home School na Educação Infantil.
A família é a primeira instituição em que a criança se reconhece. A segunda, na maioria das vezes, é a escola.
Para que haja um processo harmônico de desenvolvimento e aprendizagem da criança, é necessário que essas duas instituições, ou seja, que os adultos que convivem com ela tenham atitudes concretas nesse processo, como apoio, rotina, presença e atenção. Assim, a criança se sentirá acolhida, cuidada e respeitada.
Na escola, é comum os professores explicarem à criança como será seu dia a dia. Além disso, faz parte da rotina estabelecer combinados com ela, para que mantenha uma boa convivência com os colegas e siga as regras definidas em conjunto. Da mesma maneira, neste momento, a família deverá estabelecer uma rotina de estudos, com tempo e espaço predeterminados, de modo a oferecer segurança à criança, e com combinados que deem suporte a ela.
Para que a criança evolua em seu aprendizado, a organização e o comprometimento da família são essenciais e podem estreitar ainda mais os laços de afeto e respeito em casa. Sendo assim, converse com a criança e explique a ela que os momentos educativos farão novamente parte do seu dia a dia.
No que se refere à criança de 4 anos, é importante considerar que ela já desenvolveu importantes habilidades. Na comunicação, por exemplo, ela consegue estabelecer diálogos e manifesta com clareza seus sentimentos, opiniões e desejos.
Nessa faixa etária, seu tempo de concentração é ampliado, e ela consegue permanecer mais atenta por um período maior em jogos e brincadeiras e assistindo a filmes educativos. Além disso, ela utiliza em sua aprendizagem a linguagem oral e a escrita, o desenho, a imitação e o jogo simbólico. Por isso, incentive-a a dialogar, discuta com ela os resultados de determinada atividade e converse sobre os aprendizados que ela conquistou. Desse modo, seus pensamentos e suas linguagens evoluirão, tornando-se cada vez mais amplos. Ajude-a a construir mais pontes de conhecimento e deixe que ela revele seu sentir e seu olhar singular por meio dessas linguagens.
Para incentivar a criança nesse processo de conquistas, elogie as produções realizadas e seu foco durante as atividades, dando a ela a atenção necessária e o reconhecimento esperado.
Considere esses dias em casa uma oportunidade de formar um futuro adulto justo, amoroso, colaborativo e crítico, pois certamente é na Educação Infantil que essa formação se inicia.
Para colocar essas dicas em prática, serão disponibilizadas a cada semana atividades direcionadas ao estudo com a criança em casa. Utilize os recursos disponíveis no espaço doméstico e incentive-a a nele brincar e a explorá-lo. Os resultados irão surpreendê-lo!
A editora.